O assédio moral é um assunto que está cada vez mais presente nos noticiários tendo em vista estar cada vez mais presente nos diversos ambientes de trabalho.
Ela consiste na exposição de trabalhadores a situações humilhantes, degradantes e constrangedores, se repetindo durante toda a jornada de trabalho e no exercício das funções.
Ocorre de forma muito comum nas relações hierárquicas autoritárias onde predominam as condutas negativas, antiéticas e ferem moralmente os trabalhadores de forma muito incisiva.
Exemplo disso é a forma de tratamento que muitos chefes superiores têm com os seus subordinados, tornando a relação de trabalho desgastante e os ambientes de trabalho insuportável, levando o empregado a desistir do emprego. Isso causa uma série de estresse emocional no trabalhador e problemas como depressão e ansiedade.
Outro fator muito marcante no assédio moral é o fato de a vítima ser escolhida pelo superior e isolada do grupo sem explicações passando a ser humilhada, culpabilizada, desacreditada, dentre outros.
Além disso, o assediado é constantemente colocado a prova com relação a sua competência no ambiente de trabalho, levando-o muitas vezes a exaustão emocional e a competitividade, a fragilidade e a baixa autoestima enquanto profissional.
A humilhação de forma repetida compromete tanto a parte emocional do trabalhador como também as suas relações sociais e afetivas dentro do ambiente de trabalho, levando até mesmo a incapacidade laborativa.
O trabalhador assediado moralmente poderá perder espaço também fora do ambiente de trabalho tendo em vista que a sua dignidade enquanto profissional é seriamente afetada.
QUAIS SÃO AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELO AGRESSOR?
1 Escolher a vítima
Primeiramente, o agressor escolhe a vítima dentro do ambiente de trabalho. Geralmente são pessoas subordinadas com características específicas dentro do ambiente de trabalho.
2 Praticando o assédio
O assédio, como já foi bem falado, consiste em práticas como fragilizar, ridicularizar, inferiorizar, menosprezar perante os demais trabalhadores da empresa. Isso envolve tanto aspectos visuais das pessoas como comentários quanto a sua competência profissional, dentre outros.
3 Desestabilizar emocional e profissionalmente.
A vítima do assédio moral via gradativamente perdendo sua autoestima e o interesse pelo trabalho.
4 Destruir a vítima
A vítima do assédio moral começa a se isolar da família e amigos, passando muitas vezes a usar drogas, principalmente o álcool. Além disso, o assédio pode ocasionar gatilho que levam a problemas emocionais pré-existentes como a depressão e a ansiedade.
O QUE FAZER NOS CASOS DE ASSÉDIO MORAL?
O assédio moral é visto de forma muito grave pelos estudiosos do direito do trabalho tendo em vista que é um fator que desestabiliza a vítima levando a graves problemas emocionais que podem culminar inclusive com tentativas de suicídio.
Assim, caso um trabalhador esteja sofrendo com assédio moral, é importante que ele busque um advogado na área de direito do trabalho para ingressar com uma ação contra o empregador praticante da referida prática, tendo em vista o cabimento de indenização para o caso.